A Revolução Acreana
Até o final do século XIX o território do atual estado do Acre pertencia oficialmente à Bolívia. Na década de 1890, com o crescimento da exploração da borracha, o número de brasileiros na região passou a crescer de modo que logo eram maioria, o que ocasionou no início dos movimentos para que o território fosse anexado ao Brasil, fato que acabou acontecendo em 1903 através do Tratado de Petrópolis. Mas antes disso, muitas disputas armadas ocorreram, com a proclamação da independência do Acre feita ao menos em 3 momentos, com participação de algumas pessoas importantes para o sucesso do movimento. Desta forma, separamos 3 clubes de futebol do Acre, cujos nomes homenageiam os heróis da história de seu estado.
Galvez Esporte Clube
O Galvez Esporte Clube foi fundado em 04 de março de 2011 em Rio Branco, no Acre, pela Polícia Militar do Estado, com a intenção de aproximar a polícia da sociedade por meio do esporte. O nome foi escolhido em homenagem à Luis Gálvez Rodrigues y Arias, jornalista e diplomata espanhol que proclamou a República do Acre em 1899.
Luis Gálvez nasceu em Cádiz, na Espanha, em 20 de fevereiro de 1859. Trabalhou no serviço diplomático espanhol em Roma e em Buenos Aires e se estabeleceu em Belém em 1897 a partir do crescimento da exploração da borracha. Na época, o atual estado do Acre era um território boliviano que atraía imigrantes brasileiros para a exploração da borracha. Como a maior parte da população da região era formada por brasileiros, iniciou-se um movimento para que a região fosse anexada ao Brasil. Descontente, o governo boliviano instituiu a cobrança de impostos na área para tentar assegurar o domínio da região. Luis Gálvez passa a liderar os brasileiros nesse movimento e proclama o Estado Independente do Acre em 1899, atribuindo-lhe uma estrutura administrativa. Pouco tempo depois é destituído pelas forças armadas do Brasil e da Bolívia. Galvez faleceu em 1946 em Cádiz.
Plácido de Castro Futebol Clube
O Plácido de Castro Futebol Clube foi fundado em 03 de novembro de 1979 no município de Plácido de Castro. O nome do clube é uma referência à sua cidade sede, e não especificamente ao herói da revolução acreana. Independente da homenagem não ser diretamente à José Plácido de Castro, o clube carrega e leva seu nome consigo sempre que entra em campo.
José Plácido de Castro nasceu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul em 09 de setembro de 1873. Foi um político e um militar idealista brasileiro, além de líder da Revolução Acreana. Iniciou a carreira militar aos 16 anos ainda em São Gabriel e posteriormente mudou-se para o Rio de Janeiro onde se tornou agrimensor. Em 1899 mudou-se para o Acre para atuar na área de agrimensura.
Após duas tentativas de proclamação da independência do Acre, sendo a primeira delas lideradas pelo espanhol Luís Galvez Rodrigues y Arias e a segunda pela chamada "Expedição dos Poetas", Plácido de Castro liderou uma nova revolução após as denúncias feitas por Galvez em vários jornais, sobre o possível arrendamento das terras do Acre, pertencentes a Bolívia, aos Estados Unidos. O movimento reuniu cerca de 30 mil pessoas, que venceram os soldados bolivianos, em maior número, e assim, declarou pela terceira vez a independência do Acre. Plácido se tornou o presidente do novo país.
Em 1903, com o tratado de Petrópolis, o Acre acabou anexado ao Brasil, com a dissolução do estado independente. Em 1906 Plácido foi nomeado Governador do Território do Acre. Faleceu em 1908, vítima de uma emboscada no caminho de sua residência.
Rio Branco Foot Ball Club
O clube de futebol foi fundado em 08 de junho de 1919 na capital do Acre, Rio Branco. O clube de futebol, logicamente, adotou tal nome em referência ao seu município sede, que por sua vez, tem esse nome em homenagem à José Maria da Silva Paranhos Júnior, conhecido pelo seu título de Barão do Rio Branco.
José Maria nasceu no Rio de Janeiro em 20 de abril de 1845 e foi, entre outras profissões, diplomata brasileiro. É o patrono da diplomacia brasileira. Sua maior contribuição ao país foi a consolidação das fronteiras brasileiras. Uma de suas maiores atuações foi na questão do Acre, onde esteve a frente do Tratado de Petrópolis, que colocou fim aos conflitos entre Brasil e Bolívia e que anexou definitivamente o território do Acre ao Brasil. Faleceu em 1912.
O Rio Branco Foot Ball Club, além do nome, leva ainda em seu escudo a "Estrela Altaneira", que está presente também na bandeira do Acre e simboliza o sangue dos bravos que lutaram pela anexação do Acre ao Brasil.
Bônus
Após o término da Revolução Acreana em 1903, o Acre passou a ser um território brasileiro, sem status de estado. Foi em 15 de junho de 1962, através da lei 4.070, de autoria de um deputado, é que o Acre se tornou enfim um estado. Este deputado, que em em 1962 tornou-se senador, acabou virando o nome de um município do estado, que por sua vez, também deu nome ao um clube de futebol.
Associação Desportiva Senador Guiomard
A ADESG como é conhecida, foi fundada em 26 de janeiro de 1982, e assim como o Plácido de Castro Futebol Clube, seu nome é uma referência à sua cidade sede, Senador Guiomard, que ostenta tal nome em homenagem ao político José Guiomard dos Santos.
José Guiomard nasceu em Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais em 23 de março de 1907. Foi governador do Território do Acre na década de 1940 e como deputado, durante a década de 1950, apresentou o projeto de lei, concretizado em 1962, que transformava o Acre de Território Federal para Estado. Foi Senador entre 1962 até 1983 quando faleceu, vítima de broncopneumonia.
Referências
INÉDITO! GALVEZ ESPORTE CLUBE - RIO BRANCO (AC). Disponível em: <https://historiadofutebol.com/blog/?p=18432>. Acesso em: 15 fevereiro 2024.
JOSÉ GUIOMARD. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Guiomard>. Acesso em: 03 março 2024.
JOSÉ MARIA DA SILVA PARANHOS JÚNIOR. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Maria_da_Silva_Paranhos_Júnior>. Acesso em: 03 março 2024.
JOSÉ PLÁCIDO DE CASTRO. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Plácido_de_Castro>. Acesso em: 03 março 2024.
LUÍS GALVEZ RODRIGUES DE ARIAS. Disponível em: <https://www.algosobre.com.br/biografias/luis-galvez-rodrigues-de-arias.html>. Acesso em: 03 março 2024.