História da Copa Norte
A Copa Norte foi uma das competições regionais disputadas no Brasil entre o final da década de 1990 e início da década de 2000, com organização da Confederação Brasileira de Futebol - CBF. O torneio contava com a participação de clubes de 6 dos 7 estados da região norte do país, além de clubes do Maranhão e do Piauí, da região nordeste do país. Apesar de fazer parte da região nordeste, o Tocantins teve seus clubes participando da Copa Centro-Oeste no mesmo período.
Precedentes: Taça Brasil de Futebol e Torneio Norte-Nordeste
A Taça Brasil foi disputada entre 1959 e 1968, e contava com a participação dos campeões estaduais, além de, mais tarde, ter suas edições reconhecidas como as primeiras edições do Campeonato Brasileiro de Futebol. O formato de disputa da Taça Brasil, no entanto, previa a divisão em zonas de disputa, com a zona norte-nordeste sendo uma delas na maioria das edições, contando com a participação dos clubes das regiões norte e nordeste do país e atribuindo o título de vencedor da Taça Norte aos campeões desta fase.
Com a extinção da Taça Brasil em 1968, torneios regionais foram criados pela Confederação Brasileira de Desportos – CBD, cujos campeões participariam da Copa dos Campeões da CBD de 1969, que serviria para definição de uma das vagas do Brasil na Taça Libertadores da América de 1970. Entre estes torneios regionais, estava o Torneio Norte-Nordeste, realizado entre 1968 e 1970. A competição era dividida em duas chaves, o Torneio do Norte e o Torneio do Nordeste. Sport, Ceará e Fortaleza foram os respectivos campeões do Torneio, após o cruzamento entre os vencedores dos torneios do Norte e do Nordeste. Na disputa interna da chave Norte, os títulos ficaram com o Remo nos anos de 1968 e 1969 e com o Fast Club em 1970.
Já em 1971, com a realização da então 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol, a 4ª edição do Torneio Norte-Nordeste foi uma fase regional da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada entre os clubes das duas regiões que não estavam presentes na divisão principal da competição nacional. O campeão da Taça Norte e da Taça Norte-Nordeste foi o Remo.
A Copa Norte
Somente na década de 1990, a CBF voltaria a organizar torneios regionais, implementando o retorno do Torneio Rio-São Paulo, além da criação da Copa do Nordeste, da Copa Sul, da Copa Centro-Oeste, e da Copa Norte.
Desta forma, a Copa Norte foi disputada entre os anos de 1997 e 2002, e valia uma vaga para a Copa Conmebol entre os anos de 1997 e 1999 e para a Copa dos Campeões Regionais entre os anos de 2000 e 2002.
As copas regionais foram descontinuadas pela CBF em 2003, devido a mudança do calendário no futebol brasileiro, que se iniciou com a implementação do campeonato brasileiro no sistema de pontos corridos. A região norte voltaria a ter uma competição regional apenas em 2014, com a chegada da Copa Verde, que passou a reunir clubes das regiões norte e centro-oeste, além do estado do Espírito Santo.
Edições
A edição e 1997 foi disputada por 10 clubes, divididos em 2 grupos sediados em Belém, no Pará, e em Rio Branco, no Acre. Assim, os clubes do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí disputaram seus jogos em Belém, e os clubes do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, disputaram seus jogos em Rio Branco. O título foi decidido entre os campeões de cada chave: Remo e Rio Branco. O título, que ficou com o Rio Branco, é até hoje, a maior conquista da história do futebol do Acre.
Para os anos seguintes, a fórmula de disputa não seria a mesma. Em 1998 a competição contou com a participação de 8 clubes, que a disputaram em um sistema de mata-mata em jogos de ida e volta, até a finalíssima, que garantiu ao Sampaio Corrêa-MA o título na disputa contra o São Raimundo-AM. Para 1999, o formato de disputa se manteve o mesmo, e após a repetição da finalíssima do ano anterior, o título ficou com o São Raimundo-AM.
Para 2000, a competição passou a ser disputada com uma primeira fase composta por 2 grupos de 4 clubes, em que os 2 primeiros de cada se classificavam para as semifinais. Coube ao São Raimundo-AM mais uma vez levantar o troféu, em final disputada com o Maranhão-MA. Em 2001, com a participação de 10 clubes, a competição foi dividida em 3 grupos, sendo 1 com 4 clubes e outros dois com 3 clubes cada. Na final, o São Raimundo-AM conquistou seu tricampeonato do torneio, ao vencer o Paysandu-PA na final.
Já em 2002, o número de participantes passou a 16 clubes, divididos em 4 grupos. Os 2 primeiros de cada grupo se classificavam para a fase seguinte, onde outros 2 grupos foram formados e deram a vaga na final ao 1º colocado de cada um deles. São Raimundo-AM e Paysandu-PA repetiram a final do ano anterior, mas o título dessa vez acabou com os paraenses.
São Raimundo – O bicho papão da Copa Norte
O São Raimundo, de Manaus, só não participou da primeira edição da Copa Norte, realizada em 1997, porém, quando esteve presente, nas edições entre 1998 e 2002, foi finalista em todas elas, com 3 títulos e 2 vice-campeonatos. O clube possui o maior número de participações na competição, com 5 presenças.
Nos anos de 2000 e 2001 participou da Copa dos Campeões Regionais, torneio que indicava um dos representantes brasileiros na Copa Libertadores da América. Nestes anos, o campeão da Copa Norte participou de uma fase preliminar da competição nacional, com o campeão da Copa Centro-Oeste e o Vice-campeão da Copa do Nordeste. O São Raimundo não conseguiu chegar a fase principal em 2000, mas em 2001 garantiu presença na fase principal e acabou eliminado nas quartas de final, ao ser derrotado pelo Cruzeiro-MG.
Paysandu - Da Copa Norte a Libertadores
Diferentemente dos anos de 2000 e 2001, em 2002 o campeão da Copa Norte não precisou participar de uma fase preliminar da Copa dos Campeões Regionais. Assim o seu campeão, o Paysandu, participou da fase de grupos e da fase mata-mata, até chegar ao título nacional, ao vencer o Cruzeiro-MG na decisão, e assim garantir sua participação na Copa Libertadores da América em 2003.
O Paysandu possui o segundo maior número de participações na competição, com 4 presenças.
Participações
Durante as 6 edições da Copa Norte, entre 1997 e 2002, 32 clubes diferentes participaram do torneio com destaques para o São Raimundo – AM, que possui 5 participações e para o Paysandu – PA que possui 4 participações. Seis outros clubes participaram de 3 edições da competição: Baré-RR, Nacional-AM, Remo-PA, Rio Branco-AC, Ríver-PI e Sampaio Corrêa-MA.
Amapá, Piauí e Rondônia são os estados que tiveram o maior número de clubes diferentes entre os 32 participantes, com 5 equipes distintas participando das 6 edições. Maranhão e Roraima tiveram 4 clubes distintos participando das edições do torneio. Acre, Amazonas e Pará fecham a lista, com 3 clubes cada participando da competição.
Maiores Goleadas da história da competição
A lista abaixo apresenta as 5 maiores goleadas da história da Copa Norte:
1998 - Sampaio Corrêa (MA) 10 x 0 São Raimundo (RR)
1999 - São Raimundo (AM) 8 x 0 Cruzeiro (RO)
2002 - Ji-Paraná (RO) 7 x 2 União Cacoalense (RO)
2002 - Paysandu (PA) 7 x 1 Independente (AP)
2002 - Roraima (RR) 4 x 6 Ji-Parana (RO)
Outras competições relacionadas
Em 1966 foi disputada a Copa dos Campeões do Norte, que também foi chamada de Torneio Pentagonal dos Campeões do Norte-Nordeste ou Torneio dos Campeões do Norte. A competição, organizada sem a participação da então CBD, foi realizada com os 5 clubes que haviam vencido a Taça Norte (fase regional da Taça Brasil) entre 1959 e 1965 (Bahia, Fortaleza, Sport, Ceará e Náutico), sendo todos os clubes da região nordeste do Brasil. O campeão do torneio foi o Náutico.
Já em 1967, foi realizado o Torneio Hexagonal Norte-Nordeste, que contou com a participação de clubes do Pará, do Ceará e de Pernambuco e que, assim com o no torneio de 1966, não teve nenhuma participação da então CBD. O título do torneio ficou com o Santa Cruz, de Pernambuco, tendo o Remo, do Pará, como vice-campeão.
Outra competição voltada para os clubes do norte foi o Torneio Integração da Amazônia, também conhecido como Copão da Amazônia, que foi realizado entre 1975 e 1990, com clubes dos estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, que não possuíam futebol profissional no período e por este motivo não estavam aptos a participar de outras competições nacionais. O Copão da Amazônia também teve uma única edição realizada posteriormente e de forma isolada, no ano de 2003.
Campeões
Veja Também
Referências
COPA DOS CAMPEÕES DO NORTE DE 1966. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_dos_Campeões_do_Norte_de_1966>. Acesso em: 11 maio 2024.
COPA NORTE. Disponível em: <https://www.bolanaarea.com/reg_copa_norte.htm>. Acesso em: 11 maio 2024.
COPA NORTE MASCULINO. Disponível em: <https://www.futeboldegoyaz.com.br/campeonatos/187/campeonato>. Acesso em: 11 maio 2024.
HISTÓRIA DA COPA NORTE. Disponível em: <https://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_norte.html>. Acesso em: 11 maio 2024.
TAÇA BRASIL DE FUTEBOL. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Taça_Brasil_de_Futebol>. Acesso em: 11 maio 2024.
TAÇA BRASIL – ZONA NORTE E NORDESTE. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Taça_Brasil_-_Zona_Norte-Nordeste>. Acesso em: 11 maio 2024.
TORNEIO DO NORTE. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_do_Norte>. Acesso em: 11 maio 2024.
TORNEIO HEXAGONAL NORTE-NORDESTE DE 1967. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Hexagonal_Norte-Nordeste_de_1967>. Acesso em: 11 maio 2024.
TORNEIO INTEGRAÇÃO DA AMAZÔNIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Integração_da_Amazônia>. Acesso em: 12 maio 2024.
TORNEIO NORTE-NORDESTE DE FUTEBOL. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Norte-Nordeste_de_Futebol>. Acesso em: 11 maio 2024.
Página atualizada em 12 de maio de 2024.
Caríssimo fã de futebol,
Todas as informações constantes no site Bola Amarela Futebol Clube são resultados de uma ampla pesquisa sobre o tema, e todas as fontes de consulta (livros, revistas, jornais, sites etc) são relacionadas no campo REFERÊNCIAS logo acima.
Caso encontre alguma informação errada nos avise, erros podem realmente ocorrer. O contato pode ser feito por nosso formulário de contato, clicando aqui, ou também via email: bolaamarelafc@gmail.com, ou ainda através de nossas redes sociais no facebook (@bolaamarelafutebolclube) e instagram (@bolaamarelafc). Os mesmos contatos podem ser feitos caso perceba a falta de referências a algum texto ou imagem.
Caso queira reproduzir algum conteúdo de nosso site, fique a vontade, mas solicitamos que cite a fonte de sua pesquisa.