História da Copa Verde
A Copa Verde é uma das competições regionais organizadas no país pela Confederação Brasileira de Futebol. Foi criada com o objetivo de promover o futebol nos estados das Regiões Norte e Centro-Oeste, e no estado do Espírito Santo. A competição vem sendo realizada ininterruptamente desde o ano de 2014.
Além do título e da premiação, entre 2014 e 2016 o campeão da Copa Verde também garantia uma das vagas brasileiras na Copa Sul-Americana. O campeão da Copa Verde perdeu essa vaga a partir de 2017, com a mudança de formato da competição continental, que diminuiu o número de vagas para clubes brasileiros do torneio. Em contrapartida, a CBF, passou a incluir o campeão da Copa Verde, entre os clubes que iniciam diretamente a Copa do Brasil a partir de fases mais avançadas.
Das 12 edições disputadas até 2025, o Paysandu conquistou 5 títulos, enquanto o Cuiabá conquistou 2 títulos. Brasília, Brasiliense, Goiás, Luverdense e Remo conquistaram 1 título cada. Entre os estados, o Pará possui 6 conquistas, o Mato Grosso possui 3 conquistas, enquanto o Distrito Federal possui 2 e Goiás possui 1. Entre as regiões, tanto o Centro-Oeste quanto o Norte possuem 6 conquistas.
Edições
A primeira edição foi disputada em 2014 com 16 clubes em formato eliminatório e contou com participação de clubes dos estados da região centro-oeste (exceto Goiás), da região norte e do estado do Espírito Santo.
No ano de 2015 o formato foi exatamente o mesmo do ano anterior. Já em 2016, contou com a participação de 18 clubes, com 2 confrontos em uma fase preliminar. Essa edição marcou a inclusão dos clubes de Goiás. Para 2017 e 2018 o formato se manteve, mas sem a participação dos clubes de Goiás.
A partir de 2019 a competição passou a contar com a presença de 24 clubes, além da entrada definitiva dos clubes do estado de Goiás. A fase preliminar passou a contar com 8 confrontos. Este formato permaneceu até 2025, sendo sua exceção apenas no ano de 2022, quando a competição por pouco não foi realizada. Com sua confirmação de realização apenas no final do ano, houve muitas desistências e apenas 17 clubes confirmaram sua participação.
Na edição de 2014, o Brasília-DF venceu o Paysandu-PA na final da competição, porém, o STJD retirou o título de campo do clube da capital nacional por conta da escalação irregular de 4 jogadores. Alguns meses depois, após vários adiamentos sobre a sentença definitiva, a justiça desportiva confirmou o título do Brasília, que foi então o primeiro campeão da história da Copa Verde.
A edição de 2020 foi realizada no início de 2021. Acabou não disputada em suas datas previstas por conta da paralisação do futebol, em decorrência da pandemia do novo coronavírus - Covid 19. A competição foi disputada nos meses de janeiro e fevereiro, período em que a participação dos clubes envolvidos nos campeonatos nacionais de 2020 já estava, em sua maioria, encerrada.
Paysandu: o bicho papão da Copa Verde
O estado do Pará esteve presente em todas as finais da Copa Verde, sendo 3 com o Remo (com 1 título) e 9 com o Paysandu (com 5 títulos).
O Paysandu esteve presente em todas as edições da competição, com 5 títulos, 9 participações em finais, 11 participações em semifinais e 12 participações em quartas de final. Os títulos da Copa Verde garantiram ao clube paraense o status de maior campeão regional do país, que além destes também possui um título da extinta Copa Norte.
Finais marcantes
Entre as disputas pelo título, duas edições marcaram a competição com decisões históricas:
Em 2015 o Cuiabá se sagrou campeão ao vencer o Clube do Remo na decisão. O que chama atenção foi que o clube mato-grossense saiu goleado na primeira partida em Belém, quando perdeu por 4 X 1, e mesmo assim conseguiu a virada ao vencer a equipe paraense por 5X1 no jogo de volta em Cuiabá.
Já em 2024 o Paysandu surpreendeu o Vila Nova já no jogo de ida em Belém, ao golear por 6X0 o clube goiano. Jogando a toalha, a equipe goiana decidiu não entrar com o time principal para o segundo jogo em Goiânia, e também acabou goleada por 4X0, resultando em um placar agregado de 10X0 para o time paraense, resultado improvável para uma disputa de título em qualquer competição.
Os clubes do Pará (Paysandu e Remo) estiveram em todas as decisões da competição, e levam a melhor na disputa contra os clubes de Goiás, onde enfrentaram em 5 ocasiões, com 4 títulos das equipes paraenses (3 do Paysandu e 1 do Remo) contra 1 dos goianos (Goiás).
Já nas 3 disputas decisivas entre os clubes do Pará com os de Mato Grosso, o domínio foi total dos clubes do centro-oeste, que venceram as 3 finais, sendo 2 com o Cuiabá e 1 com o Luverdense.
Nas 3 finais disputadas entre os clubes do Pará contra os clubes do Distrito Federal, o Pará conquistou 1 título (Paysandu), e os clubes da capital federal 2, com Brasília e Brasiliense.
Já na única decisão em que o Espírito Santo participou, o título acabou também com os paraenses, quando o Paysandu venceu o Atlético Itapemirim.
Participações
Durante as 12 edições da Copa Verde, entre 2014 e 2025, 80 clubes diferentes participaram do torneio. Os clubes com mais participações são:
- Paysandu – 12 participações
- Cuiabá – 11 participações
- Remo – 11 participações
- São Raimundo-RR – 10 participações
- Brasiliense-DF – 9 participações
- Luverdense-MT – 9 participações
- Rio Branco-AC – 8 participações
- Manaus – 7 participações
- Santos-AP – 7 participações
- Vila Nova – 7 participações
Os estados com o maior número de clubes diferentes que participaram da Copa Verde foram o Mato Grosso do Sul, com 9 clubes, seguido por Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo e Pará, que tiveram cada um 8 clubes distintos participando da Copa Verde.
Maiores Goleadas da história da competição
A lista abaixo apresenta as 8 maiores goleadas da história da Copa Verde:
Campeões
Veja Também
Referências
A FRUSTRAÇÃO DO PAYSANDU É O ÉPICO DO CUIABÁ, CAMPEÃO DA COPA VERDE COM GOL NO ÚLTIMO SUSPIRO E VIRADA NOS PÊNALTIS. Disponível em: <https://trivela.com.br/a-frustracao-do-paysandu-e-o-epico-do-cuiaba-campeao-da-copa-verde-com-gol-no-ultimo-suspiro-e-virada-nos-penaltis/>. Acesso em: 14 outubro 2020.
BRASILIENSE CONQUISTA A COPA VEDE. CONFIRA A LISTA DE CAMPEÕES. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/df/futebol/copa-verde/noticia/brasiliense-conquista-a-copa-verde-confira-a-lista-de-campeoes.ghtml>. Acesso em: 24 fevereiro 2021.
CAMPEÕES DA COPA VERDE. Disponível em: <https://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_verde.html>. Acesso em: 14 outubro 2020.
CLUBES E FFDF AINDA NÃO TÊM SINALIZAÇÃO DA CBF SOBRE COPA VERDE 2020. Disponível em: <https://distritodoesporte.com/clubes-e-ffdf-ainda-nao-tem-sinalizacao-da-cbf-sobre-copa-verde-2020/>. Acesso em: 14 outubro 2020.
COPA VERDE DE 2019, O TORNEIO QUASE SECRETO COM "PRÊMIO" DE R$ 2,5 MILHÕES. Disponível em: <https://cassiozirpoli.com.br/copa-verde-de-2019-o-torneio-quase-secreto-com-premio-de-r-25-milhoes/>. Acesso em: 14 outubro 2020.
COPA VERDE DE FUTEBOL. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Verde_de_Futebol>. Acesso em: 14 outubro 2020.
PLENO DECIDE: BRASÍLIA É CAMPEÃO DA COPA VERDE E ESTÁ NA SUL-AMERICANA. Disponível em: <http://www.espn.com.br/noticia/463241_pleno-decide-brasilia-e-campeao-da-copa-verde-e-esta-na-sul-americana>. Acesso em: 14 outubro 2020.
Página atualizada em 26 de abril de 2025.
Caríssimo fã de futebol,
Todas as informações constantes no site Bola Amarela Futebol Clube são resultados de uma ampla pesquisa sobre o tema, e todas as fontes de consulta (livros, revistas, jornais, sites etc) são relacionadas no campo REFERÊNCIAS logo acima.
Caso encontre alguma informação errada nos avise, erros podem realmente ocorrer. O contato pode ser feito por nosso formulário de contato, clicando aqui, ou também via email: bolaamarelafc@gmail.com, ou ainda através de nossas redes sociais no facebook (@bolaamarelafutebolclube) e instagram (@bolaamarelafc). Os mesmos contatos podem ser feitos caso perceba a falta de referências a algum texto ou imagem.
Caso queira reproduzir algum conteúdo de nosso site, fique a vontade, mas solicitamos que cite a fonte de sua pesquisa.