História do Campeonato Acriano
Oficialmente, o Campeonato Acriano de Futebol foi criado em 1947, no mesmo ano da fundação da Federação Acreana de Desportos - FAD, precursora da atual Federação de Futebol do Acre - FFAC, fundada em 1987.
Antes disso, porém, o campeonato do então Território do Acre já existia, e era organizado pela Liga Acreana de Esportes Terrestres – LAET, entidade criada em 1921 e extinta em 1947. Abaixo, apresentaremos todas as fases do Campeonato Acriano, incluindo as realizadas antes de 1947, e que não são reconhecidas pela federação estadual.
O campeonato rio-branquense de futebol e a criação da LAET
O primeiro campeonato rio-branquense de futebol foi disputado em 1919, em competição organizada pelos próprios clubes existentes na época na capital do Acre: o Rio Branco Football Club, o Acreano Sporting Club, o Militar Football Club e o Ypiranga Sport Club. O título foi conquistado pelo Rio Branco. Em 1920 o certame voltou a ser disputado com um número maior de clubes, quando participaram, além dos 4 clubes da edição de 1919: a Associação Athletica Acreana, o Catuaba Futebol Clube e o Brasil Esporte Athletic. O título desta edição foi conquistado pelo Ypiranga.
Já em 1921, com a criação da LAET, o campeonato acreano passaria a ser disputado pelos clubes e ela filiados, que eram apenas 3: o Rio Branco (que se sagrou campeão), o Acreano e o Ypiranga.
Edições não realizadas
Após a disputa de 1921 com apenas 3 clubes, e com a extinção do Militar Football Club e do Acreano Sporting Club, a liga tinha apenas o Rio Branco e o Ypiranga como seus filiados. Sendo assim, a organização de uma competição ficou inviável. Tal situação se estendeu até 1927.
Em 1928 a competição voltou a ser disputada, e o Rio Branco se sagrou campeão. Para 1929 existem fontes que apontam o Rio Branco mais uma vez como o campeão, e outras que informam que não houve campeonato naquele ano. Em 1930 o Rio Branco se desligou da liga, e voltaria apenas em 1934. O campeonato de 1930 acabou disputado pela Associação Athlética Acreana e pela Associação Athlética Militar, sendo esta última, a campeã.
Entre 1931 e 1934 mais uma vez a competição não foi realizada, pois não haviam clubes filiados suficientes para sua realização. O campeonato acriano voltou a ser disputado em 1935, e de forma ininterrupta é realizado anualmente até hoje.
Domínio do "Estrelão"
O Rio Branco Football Club é o maior clube de futebol do Acre, o que pode ser confirmado através do seu domínio histórico no futebol local. Após os 4 títulos conquistados até 1929, e dos certames não realizados entre 1931 e 1934, o Estrelão, como também é conhecido, conseguiu um heptacampeonato entre os anos de 1935 e 1941. Sua hegemonia foi quebrada em 1942 pelo Duque de Caxias Sport Club. Logo em seguida, o Rio Branco ainda conseguiria outros 5 títulos consecutivos, incluindo o primeiro certame organizado pela Federação Acreana de Desportos, em 1947.
A observação, porém, é que a atual Federação de Futebol do Acre reconhece como campeões estaduais apenas os clubes que conquistaram títulos disputados após a fundação da FAD, ocorrida em 1947. Desta forma, os 15 títulos do Estrelão, conquistados entre 1919 e 1946 não são reconhecidos pela entidade.
O Rio Branco conquistou 34 campeonatos a partir de 1947, o que já lhe garante com sobras o status de maior campeão do Acre. Com a contagem dos títulos anteriores, o clube possui 49 títulos estaduais, sendo um dos maiores campeões estaduais de todo o Brasil.
O Rio Branco detém o maior número de títulos em todas as fases do campeonato acriano: 15 conquistas nas edições realizadas entre 1919 e 1946, não reconhecidos oficialmente; 16 conquistas nas edições realizadas entre 1947 e 1988, na fase amadora organizada pela FAD e; 18 conquistas a partir de 1989, na fase profissional do campeonato acriano.
Diversos títulos estaduais de outros estados brasileiros foram reconhecidos, mesmo com dúvidas e contestações sobre suas existências. No Acre, esses títulos ainda não foram reconhecidos, mesmo que o próprio clube os reconheça. De toda forma, os certames fazem parte da história do futebol acriano e são campeonatos antecessores do atual campeonato estadual.
De território à estado e o fim do futebol amador no Acre
Desde a criação da FAD, em 1947, outros clubes também surgiram e iniciaram suas conquistas no território nas décadas de 1940 e 1950, como o América Futebol Clube, o Atlético Acreano e o Independência Futebol Clube.
Em 15 de junho de 1962 o Território do Acre se transformou em Estado. Nesse ano, extraordinariamente, foram disputadas 2 edições do campeonato acriano. A 1ª, ainda no primeiro semestre do ano (como território), foi vencida pelo Rio Branco. A 2ª, já no segundo semestre, foi uma edição comemorativa pela elevação do território em estado, e foi vencida pelo Atlético Acreano.
Até o final da década de 1980 o futebol no Acre ainda era disputado de forma amadora, e por esta razão seus clubes também não estavam aptos a disputar competições nacionais. Nesse período também surgiram novos campeões no estado, como o Grêmio Atlético Sampaio, o Atlético Clube Juventus e a Associação Desportiva Vasco da Gama.
Coube ao Independência Futebol Clube a conquista do último título do Campeonato Acriano em sua fase amadora, ocorrido em 1988.
Entre 1947 e 1988, o Rio Branco conquistou 16 títulos, enquanto o Independência e o Juventus conquistaram 9. Atlético Acreano, com 5, América com 2, Grêmio Sampaio e Vasco da Gama com 1 conquista completam a lista de clubes campeões no período do futebol amador.
A implantação do profissionalismo no Campeonato Acriano
A Federação Acreana de Desportos deu lugar à Federação de Futebol do Estado do Acre em 1987 (e se tornaria a Federação de Futebol do Acre em 1999). Com a mudança na gestão, também veio a adoção do profissionalismo no futebol do estado. O primeiro campeonato profissional de futebol no Acre foi disputado em 1989, ano em que o Juventus se sagrou campeão.
Entre 1989 e 2025 foram disputadas 37 edições do campeonato acriano de forma profissional, e o título foi conquistado por 9 clubes diferentes, incluindo 3 clubes do interior do estado: ADESG, em 2006, Plácido de Castro, em 2013 e Humaitá, em 2022.
No período do futebol profissional, o Rio Branco possui 18 títulos, seguido por Juventus com 5, Atlético Acreano e Independência com 4, Vasco da Gama com 2 e, ADESG, Galvez, Humaitá e Plácido de Castro com 1 título cada.
Os clubes com mais participações
Considerando apenas sua fase profissional, período onde existem dados para consulta sobre as edições realizadas, apenas 15 clubes de futebol disputaram pelo menos 1 vez o campeonato acriano de futebol da 1ª divisão entre 1989 e 2025.
O único clube que participou de todas as 37 edições até 2025 foi o Rio Branco Football Club. Abaixo a lista de todos os clubes que participaram de pelo menos uma edição profissional do campeonato acriano entre 1989 e 2025 e seu número de participações:
- Rio Branco Football Club – 37 participações
- Atlético Acreano – 36 participações
- Associação Desportiva Vasco da Gama – 34 participações
- Andirá Esporte Clube – 31 participações
- Independência Futebol Clube – 29 participações
- Associação Desportiva Senador Guiomard – ADESG – 25 participações
- Plácido de Castro Futebol Clube – 18 participações
- Atlético Clube Juventus – 16 participações
- Náuas Esporte Clube – 14 participações
- Galvez Esporte Clube – 13 participações
- São Francisco Futebol Clube – 12 participações
- Alto Acre Futebol Club – 9 participações
- Sport Club Humaitá – 9 participações
- Grêmio Esportivo Acreano – 3 participações
- Amax Esporte Clube – 2 participações
Participações consecutivas
Além do Rio Branco, que detém 37 participações consecutivas, pois participou de todas as edições da fase profissional do campeonato acriano, o clube que detém o maior número de participações consecutivas atualmente é o Plácido de Castro, que participa pela 18ª vez. O clube fez sua estreia na competição em 2008 e nunca mais deixou de participar.
A terceira maior sequência consecutiva é a do Galvez, que fez sua estreia em 2013 e também nunca deixou de participar de nenhuma edição desde então. Já o Vasco, que participa consecutivamente desde 2014, completou 12 participações consecutivas em 2025.
Campeões
Veja Também
Referências
ACRE STATE LEAGUE – LIST OF CHAMPIONS. Disponível em: <https://rsssfbrasil.com/tablesae/accamp.htm>. Acesso em: 22 março 2024.
CAMPEÕES DA L.A.E.T.(LIGA ACREANA). Disponível em: <www.campeoesdofutebol.com.br/acre_laet.html>. Acesso em: 12 abril 2020.
CAMPEÕES DO ACRIANO - 1ª DIVISÃO. Disponível em: <www.campeoesdofutebol.com.br/acre.html>. Acesso em: 12 abril 2020.
CAMPEONATO ACREANO. Disponível em: <http://www.bolanaarea.com/estaduais_ac.htm>. Acesso em: 12 abril 2020.
CAMPEONATO ACRIANO DE FUTEBOL. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Acriano_de_Futebol>. Acesso em: 12 abril 2020.
HISTÓRIA DA EXTINTA LIGA ACREANA E DOS CERTAMES INDEPENDNETES. Disponível em: <www.campeoesdofutebol.com.br/acre_historia_laet.html>. Acesso em: 12 abril 2020.
HISTÓRIA DO FUTEBOL ACREANO. Disponível em: <www.campeoesdofutebol.com.br/acre_historia.html>. Acesso em: 12 abril 2020.
HISTÓRIA DO FUTEBOL ACREANO. Disponível em: <ffac.com.br/wp/?page_id=69>. Acesso em: 01 maio 2020.
TORNEIO INÍCIO E CAMPEONATO ACREANO DE 1921. Disponível em: <https://www.campeoesdofutebol.com.br/acre_laet_1921.html>. Acesso em: 22 março 2024.
Página atualizada em 06 de abril de 2025.
Caríssimo fã de futebol,
Todas as informações constantes no site Bola Amarela Futebol Clube são resultados de uma ampla pesquisa sobre o tema, e todas as fontes de consulta (livros, revistas, jornais, sites etc) são relacionadas no campo REFERÊNCIAS logo acima.
Caso encontre alguma informação errada nos avise, erros podem realmente ocorrer. O contato pode ser feito por nosso formulário de contato, clicando aqui, ou também via email: bolaamarelafc@gmail.com, ou ainda através de nossas redes sociais no facebook (@bolaamarelafutebolclube) e instagram (@bolaamarelafc). Os mesmos contatos podem ser feitos caso perceba a falta de referências a algum texto ou imagem.
Caso queira reproduzir algum conteúdo de nosso site, fique a vontade, mas solicitamos que cite a fonte de sua pesquisa.